Reda O Sobre A Vida Na Terra
Quem somos, de onde viemos, a que viemos e para onde vamos são perguntas que rodeiam a nossa espécie desde os tempos mais antigos, sendo falados, inclusive, em pinturas rupestres e mitos antigos. Muitos cientistas dedicaram suas vidas a estudos que buscavam entender algumas dessas questões ou, pelo menos, trazer respostas mais adequadas e que melhor confortassem nossas mentes.
Atualmente, a teoria do Big Bang é a que melhor contempla, na ciência, essas nossas dúvidas sobre a origem do universo. Ela fala que o universo foi formado a partir de uma explosão de u muito densa e quente e que permanece em constante expansão desde que esse evento ocorreu.
Quanto à origem da vida, há muito tempo achava-se que todos os seres vivos surgiam por abiogênese, ou seja: a partir da matéria bruta. Mas deixou de ser aceita em meados do século 19, graças a experimentos de cientistas muito importantes para a ciência.
Com a rejeita da abiogênese, surgiram duas novas explicações para o surgimento da vida em nosso planeta, sendo que, para muitos cientistas, elas se complementam. Uma delas, chamada Teoria da Panspermia Cósmica, diz que a vida teve origem a partir de seres vivos e/ou de substâncias precursoras da vida, oriundos de outras regiões do universo. A outra é a Teoria da Evolução Química ou Molecular, que diz que a vida surgiu a partir do processo de evolução química de compostos inorgânicos, dando origem a moléculas orgânicas e, depois, às primeiras e mais simples formas de vida. Atualmente, a hipótese melhor aceita é a de que os primeiros seres vivos eram autotróficos e não heterotróficos. Isso porque, para diversos estudiosos, não havia moléculas orgânicas em quantidade suficiente para que os primeiros seres vivos tivessem condições de sobreviver até que surgisse a autotrofia.