Reda O Lixo
Tema: A sociedade e lixo
Prof: Jeanete Lima
Aluna : Silvia Helena M Silva
São Paulo 20 junho 2013
Aumento do lixo produzido e um governo que nada faz.
Com o passar dos anos nota-se um considerável crescimento no lixo produzido pela sociedade. Para agravar a situação esse aumento na produção de lixo não se justifica pelo crescimento populacional, como mostram pesquisas recentes.
A sociedade moderna, mergulhada numa cultura de consumo cada vez mais intenso, onde tudo é descartável, vai perdendo a consciência de como é importante a reciclagem, a reutilização do que pode e deve ser reaproveitado.
Sempre preocupado em estar na moda, ter o mais novo e moderno produto que saiu no mercado, o consumidor, assim chamado, entra em um processo de acúmulos e produção de lixo. Sem ter aonde colocar e o que fazer com o produto antigo, as pessoas o descartam, muitas vezes, de forma indevida, quando para isso existe, ou deveria existir, um meio adequado para a sua possível reutilização.
Faz-se necessária uma política de conscientização da população para o que vem acontecendo. Saídas como a coleta seletiva, a reciclagem e outros, devem ser apontadas como possíveis e simples de realizar no dia-a-dia.
Mas só a conscientização da sociedade não basta, os governantes precisam fazer a sua parte, controlando todo esse processo, dando opções para as pessoas na hora em que elas querem fazer alguma coisa para reverter a situação. Pois nada vai resolver a sociedade começar a fazer a coleta seletiva, por exemplo, se não houver uma recolhimento regular, facilitando essa operação.
A sociedade está tentando fazer a sua parte, agora resta aos governantes fazer a sua, para que o resultado apareça.