Recursos visuais e ludicidade no ensino de língua materna
Elisa Augusta Lopes Costa1
RESUMO: Este trabalho tem como foco a ludicidade aliada aos recursos visuais para o ensino de língua materna no Ensino Médio, tanto no que se refere à verificação da aprendizagem como na fixação de conteúdos. A pesquisa nasceu da constatação da baixa frequência de atividades lúdicas voltadas para este público nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, bem como da carência de autores da área que tratem especificamente deste assunto. A metodologia utilizada foi a realização de oficinas para capacitação dos estudantes do curso de Letras para o trabalho com a ludicidade em suas atividades de estágio. Palavras-chave: Educação. Ludicidade. Metodologia de ensino.
ABSTRACT: This paper focuses on the playfulness combined with the visuals resources for teaching native language in high school, both in terms of checking learning how to setting of contents. The research was born from the finding of low frequency of play activities designed for this group in classes of Portuguese Language and Literature, as well as the lack of authors in the area that deal specifically with this issue. The methodology used was to hold workshops for training of students of Letters to work with the playfulness in their internship activities. Keywords: Education. Playfulness. Teaching methodology.
1 Introdução
O tema da ludicidade como fator educativo não é novidade entre pedagogos e teóricos voltados para as primeiras séries da educação básica, pois é consenso a importância do jogo e do brincar no desenvolvimento infantil. De fato, expoentes como Piaget e Vigostky, entre outros, destacam em suas obras a relevância do lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. O mesmo não ocorre, porém, em relação aos anos seguintes, da quinta série até ao ensino médio. É mais difícil encontrar defensores de estratégias lúdicas para o trabalho pedagógico com jovens e adultos. Contudo, há bases