Recursos patrimoniais
Os bens patrimoniais são classificados em equipamentos ou então em predios, terrenos e jazidas. Equipamentos são, por exemplo, maquinas operatrizes, caldeiras, reatores, pontes rolantes, ferramentas especiais, veiculos, computadores e moveis. Já dentro da classificação de predios, terrenos e jazidas, como o proprio nome já diz, entram edificios e instalações prediais em geral, terrenos e jazidas.
Quando são constituidos de materia, os bens podem ser denominados corpóreos; quando possuem uma forma identificavel, um corpo; materiais, quando possuem substancia material, são palpaveis; e tangiveis, quando possuem substancia ou massa.
Bens incorporeos são os não constituidos de materia, que não possuem corpo ou forma identificavel (como direito de uso de marcas); imateriais, os que não possuem materia (como projetos de produtos). Bens intangiveis são os que não possuem substancia ou massa (como patentes e direitos autorais)
Quanto a sua mobilidade, os bens são geralmente divididos em moveis, quando podem ser deslocados sem alteração em sua forma fisica; e imoveis, quando não podem ser deslocados sem perder sua forma fisica original como predios e pontes, ou simplesmente não podem ser locomovidos como terrenos.
Quando a sua divisibilidade, os bens classificam-se em divisiveis, quando podem ser divididos sem que as partes percam sua caracteristica inicial (como terrenos, fazendas e lotes); e indivisiveis, quando não tem possibilidade de divisão, costituindo um unidade (como um automovel).
Os bens tambem podem ser classificados quanto a sua fungibilidade, isto é, sua capacidade de serem fundidos, misturados uns aos outros, se perder sua caracteristica inicial. Os bens fungiveis podem ser substituidos por outro da mesma natureza (como trigo, algodão e ouro), e os infungiveis são insubstituives, unicos.