Recursos patrimoniais
A logística empresarial é uma área de administração que em algumas empresas tem absorvido mais de 30% das vendas, que é essencial no atendimento aos clientes e que pode ser também essencial para a estratégia competitiva da empresa. As atividades a serem geridas podem incluir todo ou parte do seguinte: transportes, manutenção e estoques, processamentos de pedidos, compras, armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, padrões de serviços ao cliente e programação da produção.
A logística empresarial aborda atividades de movimentação e armazenagem, facilitando o fluxo de produtos do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, bem como os fluxos de informação que os colocam em movimento, tendo como propósito providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a custo razoável. (Ballou, 1999).
“A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que forneça a maior contribuição à empresa.” BOLLOU(2001)
“O objetivo da Logística é tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados” (BOWERSOX-1999) = padrão de vida
O foco está no planejamento, na organização e no controle destas atividades – elemento chave para a gestão bem-sucedida em qualquer organização.
Em uma empresa com 5 diretorias: administração, operações, finanças, marketing e recursos humanos. A diretoria de operações é a que está ligada com a logística e gestão de frotas.
Logística envolve disciplinas (Administração de pessoas e materiais, Economia de Empresas, Contabilidade, Pesquisa Operacional, Matemática Financeira, Economia de Engenharia, Simulação, Teoria de Jogos, Econometria, Estatística, Seguros, Gestão de Produção e outras).
O Council of Supply Chain Management Professional (CSCMP) é a principal associação mundial de profissionais de gestão de cadeias de abastecimento. A CSCMP é uma