Recursos naturais
Desde sempre, o homem, precisou retirar da natureza, recursos indispensáveis à sua sobrevivência. O avanço da ciência e da tecnologia, permitiu ao homem ter uma qualidade de vida melhor. Mas, com a intervenção Humana, temos vindo a assistir a profundas alterações do equilíbrio natural dos ecossistemas.
Os recursos naturais estão se esgotando com o crescimento da população e o consumo excessivo, matérias-primas utilizadas na agricultura, produção de energia, indústria e atividades diárias estão sendo usadas sem haver reposição. Os combustíveis fósseis, madeira, água e os nutrientes dos solos são alguns dos recursos naturais mais comuns e mais dizimados ao redor do mundo.
Uns dos mais importantes são os Combustíveis fosseis e também os mais poluentes. Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis: o carvão, petróleo e o gás natural. O uso destes recursos, teve naturalmente grandes impactos na evolução do homem, tanto para o melhor, a nível social, tecnológico, econômico e uma grave conseqüência para o meio ambiente. As grandes conseqüências surgem com o uso deste tipo de combustíveis, como a contaminação do ar pela sua combustão, sendo mesmo um problema para a saúde pública.
Os biocombustíveis são apresentados como alternativas aos combustíveis fósseis, visto que são energias renováveis, o que não acontece com os combustíveis fósseis. Biocombustíveis são fontes de energia renováveis, derivados de matérias agrícolas como plantas oleaginosas, biomassa florestal, cana-de-açúcar e outras matérias orgânicas. Existem vários tipos de biocombustíveis sendo os principais: a biomassa, o biodiesel e o bioetanol
Biomassa: A biomassa é uma das fontes de energia renovável de crescimento mais rápido. Mas o que exatamente é biomassa? Como ela é usada? E qual a probabilidade de que ela substitua o petróleo, o gás natural e o carvão dos quais somos todos tão dependentes?
A biomassa é uma fonte de energia limpa e renovável disponível