Fuso horário
00:30 São eles a análise de mapas, a interpretação de uma figura, um gráfico e uma legenda. É sempre cobrada no Enem por exigir do aluno a capacidade de interpretar um fato.
1:00 Dentro desse universo, um ponto importante são as coordenadas geográficas. Sua função é orientar o estudo do espaço. Seus principais elementos são os paralelos e os meridianos, que estabelecem a latitude e a longitude respectivamente.
1:30 O paralelo é a linha horizontal convencionada ao longo do globo, atua facilitando, principalmente, a navegação. Já os meridianos são as linhas verticais, também convencionadas visando a facilitar, sobre tudo, o fuso horário.
2:00 Na verdade, o fuso horário não é estabelecido somente pelos meridianos, mas também pelo movimento terrestre. Esse movimento é dividido em dois processos: a rotação e a translação.
2:30 A rotação é a movimentação da Terra no próprio eixo. Enquanto a translação é o movimento da Terra ao redor do sol. Com isso, ao girar, a Terra possibilita que a iluminação solar atinja diferentes pontos de sua circunferência. Esses pontos vão sendo atingidos aos poucos e ao serem atingidos pelo sol, os meridianos determinam o horário local.
3:00 Dessa forma, nota-se o quão válidos são os meridianos. Assim, o mais importante deles é o Meridiano de Greenwich, pois determina o marco zero dos meridianos.
3:30 A leste do Meridiano de Greenwich, nós temos horas adiantadas. A oeste do meridiano, nós temos horas a menos em relação ao marco zero.
4:00 Em relação aos fusos, o Brasil possui três, apesar de já ter possuído quatro. São eles: duas horas atrasado em relação a Londres, três horas atrasado (horário oficial de Brasília) e quatro horas atrasado. Havia também cinco horas de atraso no Acra, mas em 2008 um projeto de lei acabou com esse atraso.
4:30 Agora, atentando para a união entre meridianos e paralelos, atribuímos outra função a eles: a