Recursos Naturais
É administrar os recursos naturais de forma inteligente, de tal forma que se tenha progresso sem agredir o meio ambiente.
Pode ser definido também como uma política racional dos recursos naturais, buscando o desenvolvimento sustentável de uma organização.
Em outras palavras é gerenciar os recursos oferecidos pela natureza para o desenvolvimento das empresas, indústrias, comércios, entidades, e outros, sem agredir o meio ambiente, ou seja, é um modelo de desenvolvimento onde se gera valores capitais e valores ambientais.
SOLO
Conservação do solo, na agricultura ou pecuária , é o conjunto de práticas aplicadas para promover o uso sustentável do solo para o plantio.
A erosão , a compactação e o aumento da salinidade do solo são os maiores problemas relacionados ao manejo inadequado e terão relação direta com a escassez de alimentos num futuro não muito distante, resultando num profundo desequilíbrio do sistema produtivo, se praticas corretas não forem adotadas.
As áreas com manejo inadequado reduzem significativamente seu potencial de produção, por isso hoje trabalha-se em virtude da renovação e aprimoramento das técnicas produtivas. Deve-se observar que os recursos são limitados, não podendo ser desperdiçados.
O solo, como um dos recursos da terra, vem, portanto, sofrendo uma crescente pressão decorrente dos diferentes tipos de uso. Tal situação é preocupante, na medida em que o solo é um recurso natural finito e não-renovável, se considerado em uma escala temporal compatível com a intervenção humana.
A experiência tem evidenciado que o uso intensivo e irracional do solo pode resultar na degradação desse recurso, com dramáticas conseqüências para a sociedade. Torna-se vital, portanto, concentrar esforços na gestão do recurso solo para seu uso racional, eficiente e produtivo, de modo a satisfazer as necessidades das atuais e das futuras gerações
A cobertura vegetal, em particular as florestas, filia-se às questões