Recursos minerais
Recursos naturais são aqueles elementos da natureza transformados pela sociedade a fim de satisfazer suas necessidades econômicas e culturais.
Segundo palavras de Carlos Augusto de Figueiredo "um recurso natural não é,ele torna-se".
Desde os primórdios,a relação entre sociedades e a natureza é mediada pelos sistemas técnicos. O desenvolvimento tecnológico caminha no sentido de ampliar as necessidades da sociedade e os meios técnicos para incorporar novos recursos.
Apesar do fato de que a sociedade se organizou em torno de tal tecnologia,esta tem consciência dos efeitos nocivos de sua exploração e consumo abusivos. Sendo assim,a questão ambiental tornou-se uma bandeira para muitas pessoas que se mobilizaram para questionar ações predatórias do Estado.
RECURSOS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS
RECURSOS RENOVÁVEIS : São recursos que podem ser repostos ou reproduzidos,tanto pela natureza como pelo trabalho humano. É aquele cuja exploração não ocorre em ritmo mais intenso que a reposição. Alguns exemplos são : a água e o solo,a totalidade dos recursos biológicos (como florestas,pastos,vegetais cultivados,etc).
Por serem possíveis de reposição,por muito tempo acreditou-se na ideia de serem renováveis,porém devido a exploração intensiva muitos esses recursos estão próximos do esgotamento.
RECURSOS NÃO RENOVÁVEIS
São os que apresentam um ritmo de extração superior ao tempo natural de reposição. Alguns exemplos são : combustíveis fósseis-como carvão e petróleo-e a maior parte dos recursos minerais.
Teoricamente seu estoque é finito. Quando tais recursos forem exauridos,não será possível repor ou reproduzir. Entretanto é difícil estimar com precisão quando isso ocorrerá devido aos avanços da tecnologia.
O petróleo é bem significativo,pois foi a maior e mais importante novidade do século XX. Além da revolução que operou nos sistemas de geração de energia,ele forneceu matérias-primas que alimentam os hábitos de consumo característicos da