RECURSOS ENERG TICOS
DO BRASIL
Aluno: Jair Dylan Hisashi Nagai de Moura
Data: 14/11/2014
Série: 2º E.M.
Professor: Marcos Okamoto
Introdução
Os recursos energéticos são elementos essenciais da economia de um estado; são também, a base de sobrevivência da humanidade, bem como, o impulso ao desenvolvimento da sociedade. Dada a extrema importância dos recursos energéticos o mundo dá-lhe cada vez maior atenção. Na vida cotidiana, o nível de dependência, do cidadão comum, em relação ao uso dos recursos energéticos não é baixo. Como podemos constatar, os recursos energéticos estão relacionados com a nossa vida, desde a preparação diária do pequeno almoço, os meios de transporte utilizados para chegar ao local de trabalho, os equipamentos informáticos instalados nos gabinetes, até nas horas de lazer e de ver televisão após o regresso a casa. Os recursos energéticos são divididos em dois grupos: Renováveis e não renováveis.
Usinas hidrelétricas
Em virtude do predomínio do relevo de planalto e da grande disponibilidade de recursos hídricos, as usinas hidrelétricas responderam uma alta produção de energia elétrica, seguidas das usinas termelétricas e das termonucleares.
Usinas termelétricas
São usinas que utilizam o carvão mineral e o óleo como combustível. As usinas termelétricas de Santa Cruz (óleo), no Rio de Janeiro, e de Candidato (carvão), em Bagé, no Rio Grande do Sul, são as maiores do Brasil.
Usinas atômicas ou nucleares
O urânio é a principal fonte de energia das termonucleares, Também são utilizados o plutônio e o tório, Recentemente, foi descoberta no Pará a maior reserva de urânio do mundo. Os maiores produtores mundiais são: Canadá, China, Estados Unidos e Rússia, todos no hemisfério norte. O programa nuclear brasileiro é um dos assuntos mais polêmicos da história recente do país. A produção de eletricidade nuclear no Brasil não chega a 2% do total nacional.
Petróleo
É a segunda fonte de energia primária mais