Recuperação de Área Degradada pela Mineração
Recuperação de Área
Degradada pela Mineração
Fabiano Bonardi
Gabriel Gomez
Geremias Souza
Leandro Alves
Lucas Louzada
INFOREST– Pesquisas e
Recursos Florestais.
30/05/2014
Recuperação de Área Degradada pela Mineração
INTRODUÇÃO
A recuperação de determinada área degradada por um determinado empreendimento, neste caso a mineração, pode ser definida como o conjunto de ações necessárias para que a área volte a estar apta para algum uso produtivo em condições de equilíbrio ambiental. Para que seja possível obter-se novo uso da área, é necessário que ela apresente condições de estabilidade física (processos erosivos, movimentos de terrenos) e estabilidade química (a área não deve estar sujeita a reações químicas que possam gerar compostos nocivos à saúde humana e ao ecossistema).
JUSTIFICATIVA
O projeto proposto alcança qualidade e profundidade necessárias, podendo contribuir para novos estudos, críticas, análises científicas e ampliar os horizontes sobre áreas de mineração, juntamente com sua exploração, causas e efeitos negativos quanto à fauna, flora e recursos hídricos.
OBJETIVO
O objetivo deste projeto é mostrar de forma sucinta como a degradação desse ecossistema veio surtir efeitos à saúde humana e ao ecossistema. Este trabalho, dentro do contexto descrito e pela relevância observada com relação às preocupações ambientais, tem por objetivo global estudar a recuperação de áreas degradadas pelas atividades relacionadas à extração mineral. Mostrar-se-ia formas de recuperação e amenização do problema exposto.
Recuperação de Área Degradada pela Mineração
Impactos Ambientais Causados por Mineração
Impacto Visual
Geralmente, em virtude da extração do minério e disposição de estéril há um impacto visual que pode ser suavizado com adoção de certas técnicas disponíveis, tais como:
Cortina arbórea: sistema de vegetação que, se plantado adequadamente, confina a região minerada e protege o meio ambiente
dos