Recupera O De HD 2
Introdução Esse artigo foi enviado gentilmente por Hosco Tecnologia para ser publicado no Hardware.com.br.
HD ou Disco Rígido é um dispositivo de armazenamento de informações, em modo digital, que usa o meio magnético para ler e escrever dados. O primeiro HD foi fabricado pela IBM, em 1956, e seu modo de funcionamento ainda se assemelha muito com discos rígidos modernos.
Como todo equipamento eletromecânico, o hard drive um possui tempo um tempo de vida útil. Além disso, o HD é suscetível a problemas relacionados com o tipo de utilização, defeitos de fabricação, acomodação e manuseio, gerenciamento de energia etc.
Os discos rígidos antigos eram muito mais problemáticos do que os modernos. Somado a isto, ainda era necessário efetuar procedimentos complexos para colocá-los em funcionamento. Até os anos 80 era imprescindível fazer formatação de baixo nível nestes equipamentos, para demarcar os espaços físicos onde os setores e trilhas seriam localizados, antes do particionamento e da instalação do sistema operacional. Colocar um HD antigo em produção era uma tarefa árdua.
Com a advento da popularização e do acesso fácil aos computadores o hábito de guardar informações em papel foi amplamente substituído pelo armazenamento em recipientes digitais. Essa mudança trouxe comodidade, economia e melhor gerenciamento dos dados. Com isso, a demanda por soluções para recuperação de hd danificado cresceu abruptamente.
Funcionamento do HD
Existem diversos artigos no Guia do Hardware que explicam, com detalhes, como funciona um HD. De qualquer maneira, iremos abordar alguns pontos importantes.
Os principais componentes de um disco rígido são o controlador de disco (popularmente conhecido como placa lógica), cabeças de leitura, motor e mídia magnética (pratos).
O controlador de disco (disk controller) é responsável por gerenciar operações de baixo nível como o funcionamento do motor, movimento das cabeças e a transmissão de dados para o