Recrutamento
O recrutamento interno funciona através de oferta de promoções (cargos mais elevados e portanto, mais complexos, mas dentro da mesma área de atividade da pessoa) e de transferências (cargos do mesmo nível, mas que en¬volvam outras habilidades e conhecimentos da pessoa e estejam situados em outra área de ati¬vidade na organização). Por seu lado, para funcionar bem, o recrutamento externo precisa abordar o MRH de maneira precisa e eficaz, no sentido de alcançar e atrair os candidatos que deseja buscar.
O Bradesco se empenha no recrutamento interno. Emprega 47.000 funcionários e, dos seus 7.871 executivos, nenhum veio do merca¬do. Todos foram formados dentro da casa. O banco só admite funcionários para os cargos mais baixos, como office-boy ou escriturário, e oferece uma "carreira fechada" (que significa crescer internamente) como perspectiva. Para quem gosta de segurança, essa política é funda¬mental. O recrutamento externo não fica atrás: em 12 meses o Bradesco admitiu 3.565 pessoas, média de dez por dia. A Accor Brasil, ex-grupo Ticket, é outra empresa que proporcion aos seus 17.000 empregados chances de subir através do recrutamento interno, não só pelo seu sistema formal de planejamento de carreira, como pelo seu crescimento devido à expansão da rede hoteleira.
O grupo Brasmotor utiliza um banco de talentos global onde estão inscritos todos os executivos de todas as unidades do grupo america¬no Whirlpool (controlador do Brasmotor) no mundo. A idéia é facilitar a transferência deles entre as filiais. A Dow tem o Job Announcement System, através do qual todas as vagas abertas no grupo no