Recrutamento
Recrutar e selecionar pessoas são um dos maiores desafios para o setor de Recursos Humanos de uma empresa, a captação, alocação rápida e correta depende de um detalhado e eficaz processo seletivo. Quando a seleção não é feita de maneira responsável pode trazer inúmeros prejuízos à organização, como diminuir a efetividade do grupo de trabalho, a imagem junto aos clientes, fornecedores, prejuízos econômicos e desmotivação de toda a gestão.
No passado, contratava-se um profissional de qualquer área, observando-se sua experiência profissional, sob o aspecto técnico, para ocupar o cargo em aberto. Hoje, isso não é mais assim, na maioria das organizações. As áreas de recursos humanos mudaram muito esse paradigma, por entenderem modernamente que mais que um profissional qualificado tecnicamente, a empresa ressente-se de pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento. Ter apenas preparo técnico hoje em dia não quer dizer muito. É importante, mas não é o que faz a diferença na hora da contratação.
Por recrutamento podemos entender como um processo de identificar, atrair, e pré-selecionar candidatos aptos para desempenhar tarefas inerentes ao cargo a ser preenchido. O Recrutamento externo é uma ótima ferramenta para atrair novos talentos e construir equipes multidisciplinares, acompanhando as tendências de mercado cada vez mais competitivas como multinacionais ligadas à indústria, eletrônica, informática, bens de consumo e áreas de atendimento em geral.
O gestor responsável pelo processo de seleção deve conhecer a cultura, missão e valores da empresa, considerar as habilidades do cargo e o momento do mercado de trabalho. É importante decidir se a empresa buscará candidatos com as competências especificas para vaga e definir se a escolha será em relação das necessidades de curto ou de longo prazo da empresa, de acordo com os objetivos e metas a serem trabalhadas. Hoje o profissional de recursos