Recrutamento e Seleção – Casos Heineken e Lego
2019 palavras
9 páginas
IBMEC ONLINEGESTÃO DE PESSOAS
MARCELO HENRIQUE JULIATO TEIXEIRA
Atividade individual: Recrutamento e Seleção – Casos Heineken e Lego
SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Heineken 5
3. Lego 6
4. Conclusão 8
5. Referências 13
1. Introdução
Recrutamento e Seleção são processos de vital importância para qualquer organização, já que são responsáveis por captar e selecionar os recursos que irão atuar nas mais diversas atividades da empresa. Recrutamento, segundo Spector (2011), compreende o processo de divulgação de vagas e de recebimento de candidatos e/ou currículos para determinada vaga, enquanto seleção destina-se a escolher dentre os candidatos recrutados aquele que está mais apto a assumir a determinada posição.
Existem diversas formas e fontes de recrutamento de candidatos e, obviamente, depende do tipo de cargo que esta disponível. Por exemplo, para cargos operacionais utilizam-se veículos de massa como jornal local, agências de emprego do governo, entre outros. Já para cargos técnicos, em geral, utiliza-se revistas especializadas, sindicatos de classe, instituições de ensino, entre outros. Cargos administrativos, geralmente, são recrutados através de agências de emprego privadas, redes sociais e indicações de outros colaboradores. Para cargos de gestão utiliza-se headhunter e redes sociais pontuais.
Chiavento (2209) lembra que as etapas da seleção podem ser diferenciadas de acordo com a empresa, geralmente em empresas de pequeno porte o processo é composto por triagem do currículo, entrevista de RH e seleção do candidato. Já em empresas de médio porte é composto por triagem de currículo, entrevista de RH, entrevista técnica e seleção do candidato. Em empresas de grande porte o processo pode ser mais complexo, incluindo também testes comportamentais, simulações, dinâmicas de grupo, entrevista por competências, testes psicológicos, entre outras ferramentas.
Mas algumas empresas inovam na forma de recrutamento e seleção, utilizando