Recreação infantil
“ Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente”
Sigmund Freud
As teorias científicas surgem influenciadas pelas condições da vida social, nos seus aspectos econômicos, políticos e culturais.
Freud foi um médico vienense que alterou, radicalmente o modo de pensar a vida psíquica. Ele ousou colocar os processos misteriosos do psiquismo, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos. Criou – se então a psicanálise.
Freud publicou uma extensa obra, durante toda a vida, relatando todas as suas descobertas e formulando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana.
Para podermos compreender a Psicanálise, temos que percorrer o trajeto pessoal de Freud, desde a origem dessa ciência e durante grande parte de seu desenvolvimento.
A gestação da Psicanálise
Por questões financeiras, não podia dedicar – se integralmente na área de pesquisas, teve que clinicar, atendendo pessoas acometidas de problemas nervosos. Obteve uma bolsa de estudos e foi morar em Paris onde aprendeu hipnose. Quando voltou a Viena, começou a usar a hipnose como seu instrumento de trabalho.
Freud afirma que desde o inicio de sua prática médica usara a hipnose com o objetivo de ter a história da origem dos sintomas. Posteriormente passou a usar o método cartático – método de liberação de afetos que elimina os sintomas desconfortáveis.
A descoberta do inconsciente
Freud se perguntava “ Qual poderia ser a causa dos pacientes esquecerem tantos fatos de sua vida interior e exterior “.
Relatou que aquilo que era muito penoso para as pessoas, era que se havia esquecido.
Deixou seus pacientes livres para que relatassem suas vidas, e notou que muitas vezes as pessoas ficavam envergonhadas com determinados fatos. A esta força que se opunha a tornar consciente e revelar um pensamento denominou resistência. E chamou de repressão o processo psíquico que