reciclagem
Uma forma encontrada para amenizar esse impacto foi a utilização das metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Entre elas, a recauchutagem tem sido um mecanismo bastante utilizado para conter o descarte de pneus usados.
Desenvolvimento
Desenvolvimento sustentável é questão de atitude.
A reciclagem é uma das alternativas mais buscadas ultimamente. Evitar que produtos degradem ainda mais o ambiente é hoje praticamente uma ordem e um dever de todos. Um terço do lixo doméstico brasileiro é composto de embalagens que poderiam ser recicladas. O Brasil, que tem uma área verde bastante considerável, ainda possui elevados níveis de poluição do meio ambiente, desmatamento e outros problemas ambientais O uso de métodos de reciclagem de pneus e reaproveitamento é a saída para evitar algumas situações. Os pneus abandonados não são apenas um problema ambiental, mas também de saúde pública, pois acumulam água das chuvas, formando ambientes bastante propícios à proliferação de doenças como a dengue e também a febre amarela. Para deter o avanço desse lixo, é preciso fazer o uso da reciclagem. No entanto, a reciclagem dos pneus chamados inservíveis - sem condições de rodagem ou de reforma - ainda é um desafio para muitos países .A Reciclagem é fruto da preocupação com a qualidade de vida, associado a um modelo de desenvolvimento racional e sustentável.
No Brasil, o desenvolvimento da indústria de reciclagem já vem crescendo á algum tempo com artesanatos. O início desse tipo de indústria cresceu a partir da necessidade de aproveitamento do material coletado; determinada parcela da população encontra na coleta de lixo a única forma de obter a sua renda. Paralelamente a isso, outros setores com maior representatividade econômica, adotaram o reprocessamento de materiais recicláveis.
As indústrias recicladoras também são chamadas de indústrias secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Um exemplo é na técnica de recauchutagem de pneus.
O Brasil