projeto monografico
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
THIAGO VIANA PEREIRA
MICROINFORMÁTICA
São Luís
2014
THIAGO VIANA PEREIRA
MICROINFORMÁTICA
São Luís
2014
1 INTRODUÇÃO
O mundo passa por um momento de instabilidade, a globalização predominante no mercado exige uma postura mais digna tanto das organizações quanto dos profissionais que nelas atuam. Não basta apenas produzir, é preciso melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, aumentar a produtividade, reduzir custos e, principalmente, cuidar do meio ambiente e da sociedade, visando, assim, satisfazer o cliente.
A responsabilidade social pelas empresas tem sido destacada por meio de Relatórios de Sustentabilidade como o Balanço Social. Temos como modelo de Balanço Social mais populares e que tem sido objeto de diversos estudos são os modelos do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE, o do Instituto Ethos, e o do Global ReportingIniciative – GRI.
O Instituto IBASE desenvolveu o modelo IBASE e se tornou muito conhecido devido à facilidade de elaboração que consiste em preencher uma tabela com tópicos pré-estabelecidos com os valores monetários investidos pela empresa em ações afirmativas no âmbito social interno, externo e também no âmbito ambiental.
A presente pesquisa se propõe a analisar o desempenho socioambiental de uma companhia do setor Petrolífero através do estudo dos balanços sociais do modelo IBASE que a empresa publicou nos anos de 2008 a 2012. Logo depois, será feito um comparativo com os valores destinados as questões ambientais com os impactos gerados pelos acidentes ambientais provocados por esta empresa através de seus relatórios de sustentabilidade.
1.1 Caracterização da Pesquisa
De acordo com o Relatório de Sustentabilidade da Petrobras publicado em 2012, a Petrobras, Fundada em 1953, é uma sociedade