reciclagem
A reciclagem é utilizada em novos projetos como o uso de pneus na fabricação de asfaltos. Uma iniciativa do Consórcio Univias comprova que a tecnologia de reaproveitamento de pneus descartados pode ser adaptada à realidade brasileira. Além de trazer mais economia, resolve um grave problema ambiental. Brasil descarta anualmente mais de 30 milhões de pneus velhos em lixões, depósitos, quintais de casas e outros lugares improvisados, como beiras de rios e matas. Uma solução simples, mas eficiente, aplicada pelo Consórcio Univias pode mudar completamente essa realidade: transformar a borracha dos pneus em asfalto. O chamado asfalto-borracha utiliza em sua composição a borracha de pneus sem condições de rodagem é uma alternativa não somente econômica mas um ganho de valor incomensurável para o meio ambiente.
Sem falar na economia de 120 mil toneladas do asfalto propriamente dito, o derivado do petróleo usado para pavimentação de estradas. O grande problema dos pneus é que a sua principal matéria-prima, a borracha vulcanizada, não se degrada facilmente no meio ambiente.
Outro projeto do uso da reciclagem é garrafas pet se transformam em aquecedor solar. Um sistema de aquecimento solar de água feito com garrafas plásticas de refrigerante, o pet, e caixas de leite de um litro. O esquema é mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, a diferença está justamente do material