Resenha do Filme The Doctor
Campus Ministro Reis Velloso
Curso de Fisioterapia
Disciplina de Psicologia Social
RESENHA DO FILME THE DOCTOR
Lana Priscilla Ibiapina Pereira
Parnaíba, PI.
O filme retrata o período de transformação na vida de Jack, um cirurgião muito famoso de um hospital escola. Seu perfil é o de uma pessoa egocêntrica, arrogante e alheia aos sentimentos. Sempre demonstrando insensibilidade para com as preocupações dos doentes e da sua própria família, desprezando-os.
Jack começar a mudar quando durante uma consulta é surpreendido por um câncer na garganta, dito de maneira tão impessoal quanto a forma como tratava seus pacientes. O doutor passa a ser o doente, e começa a ser tratado como tratava seus pacientes. Por conta disso, começa a refletir sobre sua maneira de agir anteriormente, quando desconhecia seus pacientes e os tratava apenas como um caso a entrar na estatística, sem ter direito a voz ou opinião.
Durante seu tratamento conhece June, uma paciente, ou anjo, em estágio terminal de câncer que apesar de estar muito pior que ele, parece lidar melhor com a situação. Jack então começa a reencontrar seu lado humano, criticando a frieza dos profissionais de saúde que agem como ele agia antes do câncer e valorizando aqueles que tratam os indivíduos de forma humana. Ele percebe o quanto é frio o tratamento ao paciente dentro dos hospitais e o quanto pode ser ruim o tratamento dos seus colegas médicos.
Enquanto que o câncer de Jack é tratado e curado, June morre. A experiência muda Jack para sempre. Assim, quando ele volta a trabalhar, começa a ensinar aos internos a importância de mostrar compaixão e sensibilidade aos pacientes, tornando-os, assim, médicos melhores.