Reciclagem
Paulo Antônio de Paiva – bacharel em Ciências Contábeis
Maisa de Souza Ribeiro – Profa. Dra de Contabilidade – maisorib@usp.br
FEA-RP/USP
Resumo
A construção civil afeta o meio ambiente através da retirada de materiais da natureza que não são retornáveis, como: areia, cal, ferro, alumínio, madeira, água potável e também o entulho, que é o resultado das sobras, dos desperdícios e dos rejeitos de materiais de construção em uma obra, que pode ser de demolição, pavimentação ou construção de casa, muro ou de um prédio. Com isto, novas tecnologias da construção estão sendo criadas, entre elas: a reciclagem dos entulhos. Neste trabalho foi feito um estudo de caso que teve como objeto a construção de um muro de alvenaria, com materiais novos e um outro com materiais reciclados do entulho. Então, apurou-se uma economia de custos que comparada com os investimentos realizados, resultou dentro de uma produção de escala, um ponto de equilíbrio.
Assim, evidenciou-se, por meio de instrumentos da contabilidade, a viabilidade de investimentos no processo de reciclagem.
Vidro e o meio ambiente[editar | editar código-fonte]
Ainda não se pode determinar o tempo que o vidro fica exposto no meio ambiente sem se degradar.
O vidro é um material que não se pode determinar o tempo de permanência no meio ambiente sem se degradar, e também não é nocivo diretamente ao meio ambiente, por isso é um dos materiais mais recicláveis que existe no consumo humano1 . Durante sua produção, a poluição atmosférica não é um problema, visto que a maioria dos fornos funcionam com energia elétrica. Para minimizar as emissões gasosas dos fornos a gás, as indústrias utilizam gás natural, que provoca menor impacto no meio ambiente.
A reutilização do vidro[editar | editar código-fonte]
A reutilização do vidro é preferível à sua reciclagem. Garrafas são extensamente reutilizadas em muitos países europeus e no Brasil.