Reciclagem
A água como produto industrial: Alvejantes
Nome: Gabriel Domiciano Almeida Silvério
Série: 2° ano
Turma: 201
Varginha, 2014
Introdução:
Alvejantes é um composto químico para limpeza e desinfecção de superfícies, cujo produto ativo, o hipoclorito de sódio, é um sal obtido da neutralização entre o ácido hipocloroso e o hidróxido de sódio, e tem a fórmula química NaCIO. É muito utilizada como agente clareador (alvejante) e possui excelente ação bactericida. Dissolve substâncias orgânicas mortas. Também é reativa com componentes à base de amoníaco.
Desenvolvimento:
No Brasil, é popularmente chamada de "cândida" em São Paulo, "candura" e "Q-boa" em Minas Gerais, "Q-Boa" no Centro-Oeste e Nordeste, e "clorofina" no extremo sul do país, nomes que derivam de marcas populares do produto. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, é denominada "água sanitária" ou "alvejante" (embora tenham pouco diferenças quanto ao perfume).
No passado, possuía vários usos, principalmente aquecimento com gorduras para produção de sabão, tendo sido substituída por produtos industriais, como o hidróxido de sódio, a barrilha e o bicarbonato de sódio.
É utilizada geralmente como uma mistura de hipoclorito de sódio e água (na proporção de 2% a 2,5% de hipoclorito de sódio), sendo considerada uma solução aquosa.
Ação oxidante dos alvejantes:
Os alvejantes são conhecidos no mercado por serem capazes de retirar manchas indesejáveis em tecidos, e como o próprio nome já diz, alvejar (branquear), por isso também conhecidos como “branqueadores”.
Para entender a ação dos alvejantes é preciso saber como as cores nos tecidos são produzidas. O movimento de elétrons, quando mudam de níveis de energia, é responsável pela coloração. Para alvejar um tecido é preciso oxidá-lo, ou seja, fazer com que ele perca elétrons. Dessa forma, todos os alvejantes são considerados agentes oxidantes.
Os oxidantes