reciclagem
O lixo urbano hoje representa uma grande parte de muitos problemas nas grandes metrópoles, lixos mal armazenados, lotes vagos entulhando lixos, lixos descartados de forma inadequadas e vários outros problemas que desencadeiam muitos outros. O lixo descartado de forma inadequada pode ser nocivo ao meio ambiente e à saúde pública, exemplos graves é o combate para acabar com a dengue que vem ao longo dos anos matando muita gente e no período de chuva o combate contra enchentes em grandes metrópoles como em Belo Horizonte, que vem sofrendo com varias enchentes em vários locais da cidade provocando desastres, mortes e doenças graves.
Em muitos países o lixo já tem destinos certos como empresas de reciclagem ou locais corretos para descarte como aterros sanitários e associações de reciclagem. O papel das associações e de grande importância na prevenção de muitos problemas causado pelo lixo, associações essas que conta com a colaboração de pessoas que sobrevivem do lixo descartado e reciclado para seu sustento e de sua família. Em Belo Horizonte, temos varias empresas que reciclam lixo uma delas é a Asmare fundada em 1990 que conta com cerca de 380 associados e beneficia, indiretamente, mais de 1500 pessoas. Além do trabalho de coletas realizadas pelos catadores, a associação desenvolve um trabalho de parceria junto a empresas, escolas, condomínios, órgãos públicos, entre outros, para a coleta de recicláveis. O material reciclado produzido pelos parceiros é doado à Associação que, deste modo, pode gerar e sustentar postos de trabalho para catadores e ex-moradores de rua. A organização da produção é acompanhada pelo processo de resgate da auto-estima e da cidadania de uma população historicamente excluída.
A Asmare recolhe por mês cerca de 450 toneladas de lixo contendo papel, papelão, revistas, jornais, latas de alumínio, garrafas PET e plásticos. Com exceção do vidro e da borracha, recebe quase todos os outros tipos de material. Tudo é