Reciclagem
. O termo “em massa” significa que o dispositivo ou aparelho e capaz de armazenar grandes quantidades de dados. Possui variadas formas de meio físico que varias dependo da aplicação como: CD-ROM, DVD, HD, Blu-Ray, SM e etc...Como características principais apresentam alta capacidade, rapidez de leitura e escrita e baixo custo são fatores normalmente incompatíveis. O disco rígido ou HD ainda é o elemento que melhor combina características interessantes para funcionar como memória secundária e que serve como meio dispositivo de armazenamento em massa.
HD ou DISCO RIGIDO
Disco rígido ou disco duro, memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual ou SWAP. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA , SCSI, e SAS.
Dispositivos de armazenamento por meio óptico
Os dispositivos de armazenamento por meio óptico são os mais utilizados para o armazenamento de informações multimídia,sendo amplamente aplicados no armazenamento de filmes, música etc. Apesar disso também são muito utilizados para o armazenamento de informações e programas, sendo especialmente utilizados para a instalação de programas no computador. Exemplos de dispositivos de armazenamento por meio óptico são os CD-ROMs, CD-RWs, DVD- ROMs, DVD-RWs etc.
CD-ROM:
Os Cd-Roms