reciclagem
De acordo com a nova resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), regente a partir de Novembro de 2010, estarão disponíveis postos de coleta de pilhas em pontos de venda como supermercados e demais varejos. Assim, você poderá então descartar suas pilhas usadas e ajudar o meio ambiente, pois as pilhas que forem coletadas terão um fim sustentável.
RECICLAGEM
Como é feita a reciclagem de pilhas e baterias?
Após os metais pesados serem neutralizados, viram um pó que serve para fazer pigmentos para pisos, vidros e fogos de artifício
- A A +
Lígia Menezes
Superinteressante / Edição Especial Verde - 12/2011
Reciclar pilhas e baterias de telefone celular não é um processo de custo baixo. A reciclagem de 10 toneladas, por exem¬plo, custa cerca de R$ 1000. Pode ser caro. Mas descartar conscientemente esses materiais é importante para o ambiente.
Baterias e pilhas têm elementos químicos pesados, como níquel, cádmio, chumbo, zinco e mercúrio, que intoxicam o solo, os rios, os vegetais e os animais. E o pior: o ser humano não metaboliza essas substâncias, o que pode causar graves danos ao sistema nervoso e até câncer.
Por outro lado, pilhas e baterias recicladas viram pigmentos que dão cor a fogos de artifício, pisos cerâmicos, vidros e tintas.
BATERIA RENOVÁVEL
Ao olhar os fogos na noite de Ano-Novo, agradeça à reciclagem de pilhas
1. Sem plástico
Pilhas e baterias têm uma cobertura plástica, que é removida e lavada com água para eliminação de metais. Depois da lavagem, a parte plástica é encaminhada a recicladores especializados no material.
2. Sem perigo
O que sobra é a parte metálica, que é triturada em uma máquina até virar um pó cujo pH é neutralizado, tornando-se menos agressivo a humanos. Então, o pó segue para um filtro em que é prensado e seco.
3. Com cor
Um teste identifica o metal predominante na composição da pilha. Isso define a cor do produto final. Por