Reciclagem
A senda em causa tem como tema a reciclagem.
Um dos maiores problemas dos aglomerados urbanos é a produção de dejectos e resíduos. De maneira geral, denomina-se resíduos sólidos o conjunto de materiais descartados originados das actividades humanas.
Antigamente, o lixo era composto por restos de alimentos, ossos, cinzas, metais, papéis, tecidos e outros materiais que a natureza podia assimilar facilmente. Com o avanço tecnológico, novos materiais surgiram, tais como os plásticos e produtos electrónicos, os quais têm como destino final, na maioria das vezes, as vias de circulação e lixões a céu aberto.
Junto com o aumento da população e com o crescimento da indústria, aumenta também a quantia de resíduos orgânicos e inorgânicos na sociedade.
Devido à grande quantia de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas.
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.
Temos então como objectivo abordar sobre a reciclagem, saber quais são os seus principais processos, vantagens e desvantagens.
2.RESUMO HISTÓRICO
2.1.ORIGEM
A reciclagem surgiu nas décadas de 30 e 40, quando a conservação se tornou importante na sociedade dos EUA e em muitas outras partes do mundo. Depressões económicas fizeram da reciclagem uma necessidade para muitas pessoas sobreviverem, já que elas não podiam pagar por bens novos. A expressão ‘’reciclagem’’ vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
A palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejectos na natureza.
2.2.EVOLUÇÃO
Na década de 40, produtos como náilon, a borracha e muitos metais eram racionados e