Reciclagem do oleo de cozinha
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA USADO
Supervisão: Prof. Rafael Stuani Floriano
SOROCABA/SP
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa compreender o potencial poluente do óleo de cozinha usado, que se descartado de maneira irresponsável, ou seja, lançado na rede de esgoto, gera um dano ambiental de proporções de grande monta.
Apontar uma solução para o descarte responsável também faz parte do escopo desde trabalho, porém iremos mais além ao propor ação no sentido de doar o óleo de cozinha usado para a fabricação de sabão ecológico, em pó e em barra.
Assim, temos que este trabalho não apenas almeja uma ação que impeça a poluição ambiental, mas também a geração de empregos e de renda.
Esperamos demonstrar a simplicidade de se colocar em prática medidas nesse sentido que certamente irão gerar grande impacto ambiental, econômico e social.
JUSTIFICATIVA
A água é um dos bens mais valiosos do planeta e ao mesmo tempo um dos bens mais desperdiçados pelo ser humano.
Talvez a imagem do planeta Terra que retrata algumas porções de terras completamente envoltas numa imensidão de águas que parecem não ter fim, contribua para a forma irresponsável com que os seres humanos se relacionam com a água. A ideia de uma abundância sem fim é um triste equívoco.
O planeta possui aproximadamente 1.360.000.000 km³ de água, a esfera azul tem como grande diferencial dos outros planetas do nosso sistema solar essa substancia essencial para a vida. Embora o volume de água seja em suma muitas vezes maior que a quantidade de terra no planeta, apenas 2% desse montante é própria para consumo humano, nos fazendo pensar nos problemas em demasia que sofreremos caso intervenções não sejam feitas para que a conservação desses recursos naturais seja longínqua, permitindo que um maior número de pessoas tenha