Reciclagem de óleo de cozinha
A reciclagem de certos produtos,é um problema grave enfrentado atualmente, pois nem sempre, tais são descartados da maneira correta,em específico o óleo vegetal, apesar de muito utilizado, poucas pessoas sabem, as conseqüências, de seu descarte inapropriado, que afeta de diversas formas o nosso cotidiano.
Óleo de cozinha e a natureza!
O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente, em contato com a água, compromete a qualidade da mesma, diminuindo a oxigenação e iluminação dos rios, fato que prejudica a vida no local. Além disso, o óleo pode ir para o solo, impermeabilizando-o e podendo causar processos de enchentes.
*Sua reciclagem é essencial, além de ética, é eficaz.
Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam na emissão de metano, através de uma ação anaeróbica [sem ar] de bactérias que é um dos principais gases que causam o efeito estufa, propiciando a chuva acida, que contribui para o aquecimento da terra.
*Além do mau cheiro se jogado no ralo da pia, o óleo faz com que as tubulações entupam, pois suas moléculas de gordura se prendem junto a tubulação., aumentando em até 45% os custos com o tratamento.
Prejuízos do óleo de fritura ao meio ambiente:
• Impermeabilização do solo, contribuindo para aumento de enchentes;
• Prejuízo à oxigenação da água dos rios, causando danos à fauna aquática;
• Mau cheiro e poluição;
• Entupimento das tubulações
Contaminação do lençol freático e poços.
*Uma pesquisa revela que Um litro de óleo contamina um milhão de litros de água, quantidade esta que uma pessoa (em média) consome em 14 anos.
A maioria dos ambientalistas concorda que não existe um modelo de descarte ideal do produto. Uma das alternativas é reaproveitar o óleo de cozinha para fazer Sabão. Foi o que nós alunos do 3° ano, fizemos, reutilizamos, gordura (óleo), que seria lançada ao meio ambiente, e o resultado, valeu apena.Veja...
Materiais utilizados: