Receptores colinérgicos
Receptores colinérgicos
-------------------------------------------------
Um receptor colinérgico (AchR) é uma proteína integral de membrana que gera uma resposta a partir de uma molécula de acetilcolina. Encontra-se principalmente nas terminações neuromusculares e tanto no sistema nervoso central, como no periférico Classificação.
-------------------------------------------------
Como outros receptores transmembranares, o receptor da acetilcolina se classifica de acordo com sua farmacologia, ou seja, de acordo com as afinidades relativas e a sensibilidade que se tem por diferentes moléculas. Ainda que todos os receptores de acetilcolina, por definição, responde a acetilcolina, outros ligantes podem se unir a eles.
Os receptores colinérgicos são classificados em: * Receptor nicotínico (nAChR, um receptor inotrópico de acetilcolina), que possui afinidade com a nicotina, dai o seu nome. * Receptor muscarínico (mAchR, receptor metabotrópico de acetilcolina) que possui afinidade com a muscarina.
-------------------------------------------------
Funções
Nos neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático, o neurotransmissor principal é a acetilcolina. De forma análoga ao sistema nervoso simpático, no sistema parassimpático também ocorrem algumas diferenciações nos receptores das células alvo. Primariamente eles são divididos em dois grandes grupos: os receptores muscarínicos e os receptores nicotínicos. Esses nomes se devem ao fato de a muscarina, substância proveniente de um cogumelo alucinógeno (Amanita muscaria), ativa somente os receptores muscarínicos. A nicotina, presente no tabaco, por exemplo, ativa somente os receptores nicotínicos. A acetilcolina ativa os dois.
Receptor nicotínico de acetilcolina
Os receptores nicotínicos são canais iônicos dependentes de ligantes que, igual aos outros membros do grupo dos canais iônicos, é composto por cinco subunidades proteicas dispostas