Resenha Crítica
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA I
PROFESSORA: DENISE BARBOSA
RESENHA CRITICA
FLORIANO – PI
DEZEMBRO DE 2012
No artigo Sistema colinérgico: revisitando receptores, regulação e a relação com a doença de Alzheimer, esquizofrenia, epilepsia e tabagismo os autores revisão a estrutura e o funcionamento do sistema colinérgico central ressaltando seu papel na fisiologia e na fisiopatologia das doenças citadas.
Nesse estudo os autores descrevem efeitos importantes da ativação de receptores colinérgicos nicotínicos e muscarinicos sobre o desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC), apontando que a desensibilização e a internalização dos receptores acoplados a proteína G, mediadas pela ativação de proteínas cinases tem sido descritas em proliferação, diferenciação e morte celular, alem de síndromes neuropsiquiátricas.
O estudo justifica-se pela relação entre o sistema colinérgico e as doenças neuropsiquiátricas descritas. Dessa forma, o conhecimento desse sistema, principalmente das vias de sinalização intracelular que se iniciam pela ativação dos receptores colinérgicos, tem sido utilizado no desenvolvimento de novos tratamentos para síndromes neurológicas e psiquiátricas. Nessas síndromes, observa-se uma disfunção do sistema de neurotransmissão colinérgica, como transtornos do humor e alguns tipos de esquizofrenia.
A partir de uma revisão acerca do sistema colinérgico os autores apontam ao longo do artigo seus receptores e sua regulação, bem como a participação de neurotransmissores e enzimas importantes no seu funcionamento. Assim, é descrito a síntese, captação e liberação da acetilcolina, caracterizando os receptores colinérgicos nicotínicos, que podem estar envolvidos em algumas disfunções neurológicas predispondo pacientes à doença de Parkinson quando há comprometimento da sua atividade e dos receptores dopaminérgicos na região mesoestriatal, e descrevem também os