Receita
Hoje vou partilhar uma das minhas receitas de barras de cereais preferidas, que não contém gorduras adicionadas, feita apenas com adoçantes naturais, cereais integrais e frutos secos. É por isso uma barra carregada de energia, conseguida a partir de alimentos inteiros, não como muitas barras de cereais comerciais, carregadas de açúcares ou adoçantes artificiais perigosos e com muito poucos nutrientes.
Estas barritas de granola são muito fáceis de se fazer, e são um bom snack para dar aos seus filhos para comerem nos intervalos das aulas, porque têm hidratos de carbono complexos para ficarmos mais saciados, proteína e gorduras boas das oleaginosas, e nutrientes variados dos frutos secos.
Esta é a fórmula que utilizo para fazer barras de cereais. (Encontrei a fórmula neste website, o Good Life Eats, apesar de se encontrar também em outros blogs, e decidi traduzir para partilhar convosco. Faz cerca de 8 a 12 barras)
2 ½ chávenas de flocos de cereais
Podem ser flocos de aveia, trigo, arroz, espelta, cevada, centeio (…)
1 chávena de nozes e sementes
As oleaginosas tornam as barras mais crocantes, escolha entre nozes, amêndoas, avelãs, cajus, pistachos (…). As sementes são utilizadas para as tornarem mais nutritivas como por exemplo sementes de girassol, cânhamo, chia, abóbora e sésamo.
1 chávena de frutas secos
As frutas secas são utilizadas para tornar cada barra única, dando-lhe o sabor das frutas. Podem ser utilizadas sultanas, alperces, ameixas secas, tâmaras, cranberries (…)
1/3 + ¼ chávena de adoçante líquido
Prefira adoçantes naturais como mel não pasteurizado, agave, melaço, xarope de arroz, maple syrup (…). Os adoçantes são importantes na confeção destas barras porque também permitem que estas se mantenham coesas.
1 chávena de ingredientes que servem como “cola”
Não sabia que nome dar a este grupo, mas nas barras devem ser adicionados ingredientes para as manterem