Reação de cultivares de soja à corynespora cassiicola
Reação de cultivares de soja à Corynespora cassiicola
Nomes, Nomes, Nomes, Nomes, Nomes, Nomes, Nomes, Nomes, Nomes, Nomes,
RESUMO: O presente trabalho foi realizado com o objetivo de se avaliar a reação de doze cultivares comerciais de soja inoculados, em casa de vegetação e campo. O fungo Corynespora Cassiicola é o agente causador de mancha-alvo em soja na região Centro-Oeste do Brasil, o mesmo se desenvolve rapidamente, agravando-se na presença de intensa temperatura e umidade. A avaliação foi feita utilizando-se escala diagramática da severidade da mancha-alvo. Obtendo-se resultados dos cultivares mais e menos suscestíveis na casa de vegetação e no campo.
Palavras-chave: Vegetação, fungos, soja, temperatura, umidade.
INTRODUÇÃO
Em nossa primeira aula prática conhecemos o laboratório e os materiais necessários para o andamento das aulas, bem como recebemos orientações sobre como redigir um relatório e a busca de sites sobre artigos científicos.
MATERIAL E MÉTODOS
Este experimento foi desenvolvido na Casa da Vegetação da Embrapa em Goiânia e no campo da Fazenda Monte Alegre em Nova Xavantina (MT). Várias estratégias são recomendadas para o controle desta doença tais como: o uso de cultivares resistentes, o tratamento de sementes, a rotação de culturas com milho e espécies gramíneas e pulverizações com fungicidas. As cultivares de soja utilizadas foram BRSGO 8360; BRSGO 7960; BRSGO 8660; BRS Valiosa RR; BRS Sambaiba; BRS Tracajá; M-SOY 8866; M-SOY 7908 RR; M-SOY 9144 RR; P98Y11; BMX Potência RR e Anta 82 RR. O delineamento experimental utilizado foi fatorial 12x6, com doze tratamentos (cultivares), seis isolados e quatro repetições, sendo cada uma constituída por um vaso contendo cinco plantas. Os vasos com capacidade de 5,0 L foram preenchidos com solo utilizado para práticas agrícolas. Quando as plantas de soja atingiram o estádio V8, foram inoculadas por meio de aspersão de suspensão de 104