Realismo
Arquitetura e Urbanismo
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
TURMA 4MB
Profª. Rosanne de Azevedo Albuquerque
REALISMO
Alessa Sena
Anna Fernanda Alencar
Maria Paula Luz
Marina Macedo
NATAL/RN
DEZEMBRO/2012 UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP
Arquitetura e Urbanismo
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
TURMA 4MB
Profª. Rosanne de Azevedo Albuquerque
REALISMO
NATAL/ RN
DEZEMBRO/2012
INTRODUÇÃO
O Realismo foi um movimento artístico que surgiu em meados do século XIX, em oposição à arte romântica. Com base em uma filosofia e uma corrente estética e literária que propunha a conformação com realidade. Nesse contexto histórico, ocorre a II Grande Revolução Industrial da Inglaterra, com um acelerado desenvolvimento científico. O homem estava eufórico com as novas tecnologias, começando a se relacionar de forma mais concreta com a ciência, com a racionalidade, ocasionando os ideais realistas.
Neste trabalho iremos mostrar o desenvolvimento e a importância do Realismo no mundo e as suas principais características.
REALISMO: Contexto Histórico
No século XIX a Europa passava por profundas modificações, caracterizadas pelo grande avanço tecnológico e o desenvolvimento dos ideais científicos e das correntes filosóficas e sociais, a chamada segunda fase da revolução industrial. A utilização do aço, do petróleo e da eletricidade, além de novas descobertas nos campos da Física e Química levaram ao surgimento de grandes complexos industriais, estruturando o capitalismo. Em contraposição, a massa operária urbana aumentava rapidamente, gerando uma população marginalizada que não acompanhava o avanço industrial, sendo explorada e submetida a condições subumanas de trabalho. Com isso surgi o Realismo, refletindo as transformações econômicas, sociais e culturais dessa época, em contestação ao idealismo