Efeito Coriolis
O EFEITO CORIOLIS
Por Adrielle Christina Silva de Paiva
Graduanda do curso de Biomedicina
Instrutor: Bernardo Gama
Disciplina: Ecologia Geral
Rio de janeiro, 18/09/2014
O Efeito Coriolis
O Efeito Coriolis ou a Força Coriolis é um sistema de referência em rotação uniforme, em que os corpos em movimento, quando vistos por um observador no mesmo referencial, aparecem sujeitos a uma força perpendicular à direção do seu movimento.
O Efeito Coriolis foi descoberto pelo engenheiro francês Gustave-Gaspar Coriolis. Coriolis estudou a mecânica em sua teoria para aplicar no desenvolvimento industrial no século 19. Seu argumento tem como base a Energia Potencial, a análise do Trabalho e da Energia Potencial e cinética nos sistemas em rotação. Hoje em dia a força de Coriolis usa os critérios da Cinemática.
A Força de Coriolis serve para nortear diversos efeitos que acontecem na Terra. Essa força é capaz de influenciar o movimento das massas de ar e desviar a trajetória de projéteis de longo alcance, por exemplo.
Uma das aparições mais notáveis da "força de Coriolis" no planeta Terra é o movimento centrífugo dos furacões. A foto ao lado mostra o furacão Dora sobre o Pacífico Sul, em 1999. As grandes massas de ar que se deslocam nesses furacões formam círculos em torno de uma região de baixa pressão, denominada como "olho" do furacão. É possível observar no hemisfério norte que esses movimentos são realizados no sentido anti-horário. Quando os ventos se deslocam na direção da região de baixa pressão (representada pela área azul da figura) a força de Coriolis faz com eles se desviem para a direita. Já no hemisfério sul, é comum ver um furacão girar no sentido horário.
rgrrrg
No hemisfério Sul, a atração é no sentido anti-horário (para a esquerda). No hemisfério Norte, a atração é no sentido horário (para a direita)
A