Realidade sócio-econômica da região administrativa de samambaia e o serviço social
Brasília
Maio/2012
1 – INTRODUÇÃO
O objetivo da atividade é mostrar o funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Samambaia e o sistema do qual ele faz parte, espaço físico, organização, as atividades, horário de funcionamento e o planejamento dos trabalhos que são realizados com os usuários e seus familiares e com os demais serviços locais.
“O CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.” (orientações técnicas do CRAS, pág. 9)
Esperamos que as informações obtidas possa nos aprimorar sobre a importância de desenvolvimento do CRAS e o trabalho realizado pela equipe.
2 – REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA
2.1 - Reflexões sobre pesquisa e processos de formulação e gestão;
2.2 – O trabalho o assistente social na esfera estatal;
2.3 – Mobilização social e práticas educativas;
2.4 – Forças, mediações e estratégias em Serviço Social.
3 – DESENVOLVIMENTO
(Apresentação e análise dos dados)
3.1 – Fonte de dados:
Realizada entrevista com a Assistente Social no dia 07 de abril de 2012 às 15h;
Leitura de Orientações Técnicas – Centro de Referência de Assistência Social – CRAS;
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (texto da Resolução Nº 109, de 11 de novembro de 2009 – publicada no DOU em 25 de novembro de 2009).
4 – REALIDADE SOCIAL DA REGIÃO ADMINISTRATIVA DE SAMAMBAIA.
Samambaia foi fundada em 25 de outubro de 1989 pela nº. Lei 49/89, que a definiu como RA XII, recebeu este nome em referência ao Córrego Samambaia, que tem nascente próxima às quadras 127 e 327, a oeste da cidade.
Foi criada em função da