Realidade De Boa Parte Do Povo Brasileiro
DIRETO CONSTITUCIONAL II
ALUNA: BRUNNA DAYANE FREITAS MORAES
TURMA 113 PROF: CLAUDSON
#RESENHA SOBRE FILME “VIDA MARIA”
Realidade de boa parte do povo brasileiro, pelo fato de não possuir expectativas positivas sobre os estudos e uma carreira acadêmica, é o que é mostrado no curta-metragem “Vida Maria”. O diretor do vídeo soube abordar muito bem a simplicidade do homem rural, que precisa trabalhar duro todos os dias para conseguir o sustento da família, em que nesses casos quase sempre a qualidade de vida se torna precária.
No filme, ele nos faz observar as crianças que tem seus atos inspirados nos pais e em tudo à sua volta; a visão sobre as coisas da vida é baseada no convívio familiar.
Como é mostrado no vídeo, a mãe impede a filha de “desenhar o nome” no caderno, para que vá cuidar dos afazeres da casa. Suas ações não mudam ao longo do tempo. Para as personagens do “Vida Maria” aprender, estudar e instruir-se perde seu valor , e com a ausência do Estado e também a falta de educação familiar, são os agravantes da situação, e nos deixa claro, que nada é mais importante do que o trabalho , árduo do sertão, mas é o único modo que a população encontrou para garantir o ganha pão de cada um.
No fim do curta, é mostrado o livro das “Marias”, concluindo que, várias crianças tiveram sua infância interrompida para ajudar a família que fica à mercê da sorte, esperando que o governo aja de alguma forma