REACAO ADVERSA CAPILARES
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa com clientes que utilizaram produtos capilares em centros de estética que causaram reações adversas. Foi utilizado um questionário que possibilitou o levantamento das reações, a manifestação clinica as orientações passadas pelo profissional da área de estética.
Com base no conceito acima elaborado numa pesquisa com cinco clientes que apresentaram reações adversas após o uso de produtos capilares (Shampoo, condicionador, tinturas, etc.) num centro de beleza.
Pesquisa para levantamento de dados:
Principais produtos e as reações causadas complicação clinica após as reações, e recomendações recebidas do profissional de estética;
Tintura para coloração dos cabelos - Reações: vermelhidão, sensação de ardor e desconforto. Reações alérgicas: A cliente não deve mais utilizar o produto e deve-se retira-lo imediatamente.
Alisamento de cabelo a base de formol – Reações: irritação e coceira inchaço, descamação e quebra de cabelo. Antes de usar o produto, é importante ler e seguir as instruções de uso do produto e ler atentamente as precauções de uso e advertência que constam na embalagem.
Escova progressiva a base formol – Reações: Descamação de pele e alergia Edma de glote e erupções na pele. A cliente deve recorrer a um dermatologista que recomendara um tratamento com loção capilar antiinflamatória.
Descolorante para luzes – Reações: Coceira e quebra de cabelo, descamação e ressecamento dos cabelos. A cliente deve sempre procurar profissionais que utilizam produtos autorizados pela ANVISA.
De acordo com a pesquisa e o levantamento de dados, foi possível perceber que das cinco clientes entrevistadas, todas as cinco já tiveram algum tipo de reação adversa a produtos capilares. A primeira cliente utilizou uma tintura de cabelo que causou vermelhidão, sensação de ardor e desconforto, o que desencadeou em reação alérgica. A orientação do profissional da estética que a mesma não deveria