Rea O Entre Permanganato De Pot Ssio Com Glicerina
857 palavras
4 páginas
Reação entre Permanganato de Potássio com GlicerinaO principal responsável por esta reação, não é o permanganato. O que acontece, em verdade, aqui é a combustão da glicerina (glicerol; propan-1,2,3-triol), um triálcol de aspecto viscoso, com fórmula C3H5(OH)3. O permanganato de potássio, sobre o qual a série se trata, é nesse caso, o comburente.
Define-se combustão como uma reação (ou sequência de reações) de oxirredução entre um combustível (que é oxidado) e um comburente (agente oxidante), liberando grande quantidade de calor, geralmente acompanhada de emissão de luz e formação de chama. Nas maiorias das combustões que estamos acostumados a ver, o comburente, agente oxidante, é o gás oxigênio.
O oxigênio gasoso, contudo, não é um agente oxidante suficientemente forte para reagir com a glicerina em condições ambientes - a o glicerol possui um ponto de ignição bem alto, 370° C, pois a energia de ativação para sua oxidação é consideravelmente grande. O permanganato de potássio, por sua vez, é um agente oxidante muito forte (contém quatro átomos de oxigênio, contra do dois do oxigênio molecular), capaz de provocar a combustão da glicerina quando a ela misturado.
Adicionar uma gota de água à mistura, pode acelerar a reação. Observa-se intensa chama, com coloração que pode tender ao roxo e ao lilás, esta última, característica dos sais de potássio. A reação produz carbonato de potássio (K2CO3) e óxido de manganês (III) (Mn2O3) sólidos, além de vapor de água e gás carbônico gasoso.
14 KMnO4 (s) + 4 C3H5(OH)3 (l) → 7 K2CO3 (s) + 7 Mn2O3 (s) + 5 CO2 (g) + 16 H2O (v) Glicerina
A glicerina é muito utilizada na obtenção de explosivos, como a trinitroglicerina. A presença de grupos nitro (-NO2) nas moléculas favorece consideravelmente sua explosividade, sendo que boa parte dos compostos explosivos mais conhecidos possui nitrogênio ligado a oxigênio em sua estrutura (veja compostos como o nitrato de potássio, o nitrato de amônio, o ácido pícrico e o trinitrotolueno,