Rea O Entre Ons Em Solu O Aquosa
1.Introdução:
A maioria das reações que ocorrem em solução aquosa envolvem íons, gerados em processos de dissociação ou de ionização.
Um eletrólito é toda substância que, ao dissolver-se, fornece íons à solução. Sob condições normais, o movimento dos íons solvatados é aleatório. Como consequência, cátions e ânions distribuem-se uniformemente na solução. Há duas categorias de eletrólitos: os eletrólitos fortes (como a maioria dos sais e os ácidos e bases fortes), e os eletrólitos fracos, como os ácidos e bases fracas.
Quando a reação química ocorre em meio aquoso com as espécies químicas dissociadas, pode-se representar esse tipo de reação por meio de equações iônicas. Por exemplo, numa solução aquosa de cloreto de sódio (NaCℓ(aq)) existem os íons Na+(aq) e Cℓ-(aq). Já na solução aquosa de nitrato de prata (AgNO3(aq)) há os íons Ag+(aq) e NO3-(aq). Se misturarmos essas duas soluções, os íons Ag+(aq) do nitrato de prata irão reagir com os íons Cℓ-(aq) do cloreto de sódio, formando o precipitado cloreto de prata (AgCℓ(s)):
NaCℓ(aq) + AgNO3(aq) → AgCl(s)+ NaNO3(aq)
A equação iônica completa é dada por:
Na+(aq) + Cℓ-(aq) + Ag+(aq) + NO3-(aq) → AgCl(s)+ Na+(aq) + NO3-(aq)
Simplificadamente, temos:
Ag+(aq) + Cℓ-(aq) → AgCl(s)
Esse fenômeno é denominado de precipitação.
A tabela de solubilidade é usada para verificar se na reação ocorrerá ou não uma precipitação, porque ela permite prever quais os íons que, em solução aquosa, combinam-se para formar um precipitado.
2.Objetivo:
Identificar as soluções recebidas, a partir do conhecimento da regras gerais de solubilidade e de força de eletrólitos.
3.Mateirais:
- 6 frascos com substâncias conhecidas porém sem identificação, sendo as seguintes substâncias: - Hidróxido de sódio - Carbonato de sódio - Ácido Sulfúrico - Sulfato de Cobre (ll)