Rea Do Parque De 21
3.4- Clima e Solo
De acordo com o clima do Distrito Federal, pode-se inferir que a área do parque apresenta os seguintes tipos climáticos: Tropical de Savana e Tropical de Altitude; e que tem duas estações bem definidas: estação seca (de maio a outubro) e estação chuvosa (de novembro a abril).
O solo dominante no parque é o cambissolo, solo pouco desenvolvido devido ao relevo mais acidentado das superfícies nas quais se desenvolve. Encontram-se também, manchas de outros solos, como o latossolo vermelho-escuro, solo que se desenvolve em superfície de relevo plano ou suave ondulado e é bem drenado; e hidromórfico, solo que tem lençol freático na superfície e encontra-se sob influência do excesso de umidade.
16
Tecnicamente, sabe-se que uma nascente é proveniente de um lençol freático que sofre um processo natural de pressão para bombear água em jorros até a superfície. Assim, no sentido original da palavra, nascentes significa fonte de um curso d’ água (SEMARH 1998).
A importância da preservação das nascentes, presentes nos limites, do parque é algo inegável, visto que, a mesma abastece a lagoa do parque, denominada lagoa do SAPO. Além disso, é imprescindível para o ciclo da flora e fauna local, pois a nascente principal do parque está inserida próxima a mata de galeria e a mesma têm a função de mantê-la. As nascentes, hoje, são uma das maiores preocupações no âmbito ecológico e devem ser preservadas devido a seu valor natural indescritível.
3.7.3- Preservação da fauna e da flora
O