m todo cientifico
METODOLOGIA CIENTÍFICA ( Aula Expositiva nº 5)
O MÉTODO CIENTÍFICO - OS INSTRUMENTOS E FORMAS DE PENSAMENTO
O método é um instrumento do conhecimento que proporciona aos pesquisadores, em qualquer área de sua formação, orientação geral que facilitará, planejar a pesquisa, formular hipóteses, realizar experiências, coordenar investigações e interpretar seus resultados.
Todos trabalhos científicos devem ser baseados em procedimentos metodológicos, que os conduzirá ao modo pelo qual se realiza a recepção do CONHECER, AGIR E FAZER.
De acordo com ROMERO (apud FACHIN, 2006, p.29) "O método outorga ao saber a sua firmeza, a sua coerência, a sua validade, é como o princípio organizador e a sua garantia. Contudo, para proporcionar tais benefícios, o método deve ser analisado e fundamentado."
Como já vimos anteriormente, a escolha não deve ser casual. Um método é válido quando determina os seus procedimentos, quando sua escolha baseia-se, em dois principais motivos:
1) a natureza do objeto a que se aplicam, e
2) objetivo que se tem em vista.
Assim, método é a maneira de se proceder ao longo de um estudo/caminho. Sem método seria incompreensível falar de ciência, Ele conduz a uma reflexão crítica.
Nas pesquisas científicas, as compreensões, além de importantes e indispensáveis, para se comprovarem as pressuposições teóricas também permitem se chegar a uma conclusão revestida de confiabilidade sobre o fato/problema pesquisado. Apresentam dois aspectos distintos de acordo com a observação:
a) em função do aspecto lógico-formal ( - é considerado o estudo dos juízos e raciocínios abstraídos dos objetos aos quais eles se aplicam), e
b) em função do aspecto científico - ( através dele a ciência procura satisfazer seu anseios de busca de conhecimento sistemático e seguro, assim, a investigação fundamenta-se em dados mais sólidos).
AS FERRAMENTAS DE TRABALHO DO