Rdaiologia digital
935 palavras
4 páginas
1.0 ResumoOs avanços tecnológicos na radiologia digital a cada dia vêm proporcionando novas informações e aplicações de seus sistemas, tornando uma ferramenta importante na comunicação e administração de informações entre profissionais e pacientes. Através deste trabalho buscou-se avaliar se a tecnologia digital, se realmente essa nova tecnologia colabora com um diagnostico preciso ou não, comparada com a convencional. A mamografia e um exame da mama mais utilizado para o diagnostico do câncer de mama, as imagens são obtidas através de um aparelho chamado mamógrafo, sendo que atualmente existem duas modalidades, a chamada convencional e a digital. A mamografia digital tem como principal objetivo, em relação á convencional, a detecção de lesões em mamas densas, sendo que a diferença entre as duas modalidades e o processamento e a detecção das informações obtidas, na mamografia digital os raios – X atingem um detector que transforma a radiação em informações digitais que são processadas em um computador e convertidas em imagens que são avaliadas pelo medico radiologista, permitindo assim um melhor diagnostico.
2.0 Introdução
Nos últimos anos, houve uma crescente preocupação com a melhora da tecnologia que envolve a qualidade da imagem. A radiologia digital e uma das ferramentas de apoio aos radiologistas, que através de equipamentos com uma tecnologia avançada tem melhorado o desempenho da analise de imagens radiográficas.
As imagens radiográficas são visualizadas no terminal do computador, sendo que a grande vantagem e a possibilidade de trabalhar a imagem para outros sistemas semelhantes, como centros de saúde e hospitais. O avanço na radiologia fez com que fosse criado o tomógrafo computadorizado, sendo que varias métodos foram criados como Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, a Ultra-Sonografia e a Cintilografia.
A mamografia e utilizada nos exames da mama com o objetivo de diagnostico precoce do câncer de mama, sendo que as chances de