Requisitos de um empresa
“Qualquer abordagem realista de análise organizacional deve ser iniciada a partir da premissa de que organizações podem ser muitas ao mesmo tempo. (...) As organizações são complexas, ambíguas e paradoxais. A análise baseada em metáforas, (nas imagens que a perpassam), é um meio para ampliar os processos de reflexão, de tal forma que possibilita ler a mesma situação de múltiplas perspectivas, e de maneira crítica, bem como devidamente informada.” (CORRADO, Frank M. A Força da Comunicação,1994)
O que é imagem institucional? É a imagem que uma empresa/corporação transmite e pela qual é reconhecida pelos seus públicos. Numa sociedade como a de hoje em que “uma imagem vale mais que mil palavras” e que estamos expostos a uma enorme quantidade de sensações visuais, a imagem institucional ganha importância fundamental na comunicação empresarial. O peso desta imagem já vem sendo medido através do balanço social das empresas e ou mensurado em dólares através de instrumentos como o Top of Mind e outros.
A imagem da empresa vem representada pela marca (ícone condensador destes princípios) e também por seu presidente, todos os funcionários, seus produtos e serviços. Cuidar desta imagem é normalmente tarefa do Relações Públicas que, através de mecanismos intangíveis mas de práticas bem reais, administra-a, incutindo-lhe valor e presença constante. Diante dos formadores de opinião (mídia, governo, consumidores e outros públicos), este profissional procura investir sobre as necessidades secretas que estes possuem, ganhando pontos para a empresa diante deles, mas sempre respeitando a missão e filosofia da mesma, dentro dos princípios da verdade e transparência dos fatos.
A imagem institucional tem relevância estratégica dentro do nosso mercado na medida que refere-se ao posicionamento da empresa e é o resultado de todas as formas de comunicação feitas pela mesma.
Um dos instrumentos utilizados para abrilhantar a imagem institucional é o marketing