RCP em crianças
Parada Cardíaca
A parada cardíaca é uma situação de emergência que pode levar à morte em poucos minutos se não for tratada rapidamente. Nesta situação o coração está gravemente comprometido e deixa de bater ou passa a bater muito lentamente, de forma insuficiente.
Suporte Básico de Vida A parada cardiopulmonar em crianças é muito menos comum do que a parada cardíaca no adulto. Quando isso ocorre, a parada cardíaca pediátrica frequentemente representa um evento terminal de choque progressivo ou da falência respiratória. As causas de parada cardíaca em pediatria são heterogêneas e incluem síndrome da morte súbita do lactente, submersão/quase afogamento, trauma e sepse.
A causa de parada cardíaca também varia com a idade, a condição basal de saúde da criança e o local do evento. Em locais fora do cenário hospitalar, condições como trauma, afogamento, intoxicação, sufocamento, asma grave e pneumonia, representam as causas mais comuns de parada. No hospital, as causas comuns de paradas cardíacas incluem sepse, parada respiratória, intoxicação medicamentosa, distúrbios metabólicos e arritmias. Após os 6 meses de idade, o trauma predomina como causa de morte.
Atender primeiro ou socorrer primeiro
Pelo fato da maioria das paradas pediátricas ser secundária a falência respiratória progressiva a RCP imediata é recomendada para vítimas pediátricas de parada cardiopulmonar fora do hospital. SBV efetivo deve ser fornecido para lactentes e crianças o mais rápido possível.
São exceções: o colapso súbito de uma criança portadora de patologia cardíaca ou com história de arritmia, um colapso súbito testemunhado em uma criança ou adolescente previamente sadio sugerindo que a parada é de origem cardíaca, ou a PCR por uso de drogas. Nesse caso, o socorro deve ser imediatamente ativado. Quando a vítima é > 8 anos de idade, fora do hospital, a sequência de ressuscitação do