RCM OK
1 INTRODUÇÃO 1
2 DESENVOLVIMENTO 1
2.1 MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE (RCM) 1
2.2 CONFIABILIDADE 2
2.3 AS SETE QUESTÕES BÁSICAS DA RCM 2
2.4 FUNÇÕES E PADRÕES DE DESEMPENHO 3
2.5 FALHA OPERACIONAL 4
2.6 CURVAS DE FALHA 5
2.7 O QUE DEVE SER FEITO 7
2.7.1 A RCM define 7
2.7.2 As três formas de atuação 8
2.7.3 Curva condição por falha funcional 8
2.8 Aplicação da manutenção na visão da RCM 9
2.9 IMPLANTAÇÃO DA RCM 10
2.10 BENEFÍCIOS DA RCM 12
1 INTRODUÇÃO
O conceito de Confiabilidade teve origem nas análises de falha em equipamentos eletrônicos para uso militar, durante a década de 50, e segundo a NBR 5462-94 é a capacidade de um item desempenhar uma função requerida sob condições especificadas, durante um intervalo de tempo.Praticamente, considera-se que a confiabilidade é a probabilidade estatística de não ocorre falha, de um determinado tipo,para uma certa missão, com dado nível de confiança.
O mal uso de equipamento pela operação afetara a confiabilidade do equipamento. São condições de como o equipamento, está sendo usado,condições diferentes,confiabilidade diferente.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE (RCM)
Para que seja atingida a máxima eficiência de um equipamento, célula de produção ou planta, é fundamental o conhecimento dos conceitos de confiabilidade, manutenibilidade e disponibilidade, pois eles demonstram a “saúde” de um processo produtivo.
O conceito de Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM) cresceu nas atividades de manutenção de aviões na década de 70. Neste conceito, são classificados quatro tipos de atividades de manutenção preventiva:
De acordo com as condições - Inspecionar um item em intervalos especificados para encontrar e corrigir falhas potenciais.
Recuperação programada - Recuperar um item antes de uma vida útil especificada para reduzir a probabilidade de falha.
Substituição programada - Substituir um item antes de uma vida útil especificada para reduzir a