Rccte habitacao
Por:Diogo Augusto Rebelo Pereira Marquez
Determinação do cumprimento do RCCTE por parte de uma habitação.
No que se refere às características e desempenho energético dos edifícios, os requisitos a verificar no âmbito do RCCTE são:
Requisitos mínimos para a envolvente:
Valores máximos admissíveis dos coeficientes de transmissão térmica superficiais de elementos opacos da envolvente.
Nenhuma zona de ponte térmica plana pode ter um valor de U, superior ao dobro do valor de U da zona corrente adjacente, respeitando sempre os valores máximos referidos no ponto anterior.
Os vãos envidraçados cuja área total seja superior a 5% da área útil de pavimento do espaço que servem, excluindo os envidraçados a Norte, não podem apresentar um factor solar correspondente ao vão envidraçado com os dispositivos de protecção 100% activos, maior do que está definido no regulamento.
|Docente: Jorge Manuel Fachana Moreira da Costa|
2012/2013
|Qualidade na Construção|
Por:Diogo Augusto Rebelo Pereira Marquez
Valores limite para as necessidades energéticas:
Limites das necessidades nominais de energia útil para aquecimento (Nic≤Ni); Limites das necessidades nominais de energia útil arrefecimento (Nvc≤Nv); Limites das necessidades nominais de energia útil para preparação de água quente sanitária (Nac≤Na); Limites das necessidades nominais globais de energia primária (Ntc≤Nt).
Os parâmetros complementares a quantificar sob condições específicas são:
Os coeficientes de transmissão térmica, superficiais e lineares, dos elementos da envolvente; A classe de inércia térmica do edifício ou da fracção autónoma; O factor solar dos vãos envidraçados; A taxa de renovação de ar.
As condições interiores de referência são as seguintes: As condições ambientes de conforto de referência são uma temperatura do ar de 20°C para a estação de aquecimento e uma temperatura do ar de 25°C e 50% de