rateio
Todos os Custos Indiretos só podem ser apropriados, por sua própria definição, de forma indireta aos produtos, isto é, mediante estimativas, critérios de rateio, previsão de comportamento de custos, etc.
Todas estas formas de distribuição contem, em menor ou maior grau, certo subjetivismo; portanto, a arbitrariedade sempre vai existir nessas alocações, sendo que as vezes ela existirá em nível bastante aceitável, e em outras oportunidades só a aceitamos por não haver alternativas melhores.
Para a alocação dos Custos Indiretos de Produção é necessário proceder a uma análise de seus componentes e verificação de quais critérios melhor relacionam esses Custos com os Produtos.
É necessário que o profissional que decide normalmente sobre a forma de apropriação dos Custos conheça detalhadamente o sistema de produção. O desconhecimento da tecnologia de produção pode provocar aparecimento de impropriedades de vulto na apuração de custos.
Formas de Rateio – Rateio Direto
É a forma mais simples. Faz uso de cálculos elementares e é amplamente utilizada.
Trata-se de uma forma direta de segregar os recursos consumidos pelos objetos principais de custos em determinado estágio de sua ocorrência. Tal forma consiste na distribuição das parcelas dos custos em cada uma das funções principais do estágio final de sua execução dos quais se deseja apurar o custo.
Podem ser citados como exemplos o custo indireto de energia elétrica para iluminação da fabrica, que deve ser rateado diretamente em cada uma das diferentes funções que utilizam este recurso, sejam elas auxiliares da produção, sejam os próprios produtos ou serviços elaborados proporcionalmente em função da área ocupada.
Na forma de rateio em cascata, por qualquer dos modos de ordenação dos órgãos e dos custos, uma vez efetuada a alocação do custo de um dos órgãos de apoio, ele fica zerado e não ocorre mais retorno.
Taxa para Rateio dos CIFs
Os rateios dos custos indiretos de