Raspberry PI
Apesar de ter as medidas semelhantes às de um cartão de crédito, não se deixe enganar pelas dimensões reduzidas: é uma máquina poderosa. Ele possui conexões ethernet, USB, de áudio e até mesmo uma porta HDMI. É um computador completo! Sua CPU é uma ARM1176JZF-S, rodando a 700 Mhz, com 256 ou 512 MB de RAM, dependendo da versão. Ele é alimentado por uma porta micro USB padrão, e possui ainda um chip gráfico Broadcom VideoCore IV, que lhe dá a capacidade de decodificar vídeos em full HD. Com tudo isto, custa apenas $25. Impressionante!
O objetivo do Raspberry Pi é tornar conhecimentos sobre informática, programação e computação acessível a todos. A visão dos seus desenvolvedores é que tornando a tecnologia parte da vida de crianças e adultos, as pessoas tendem a desenvolver suas habilidades naturalmente, levando muitos inclusive à seguirem carreiras em ciência, música e tecnologia. Profissões que estão hoje em altíssima demanda!
O nome é uma brincadeira dos idealizadores do projeto. Como várias empresas de computadores têm nomes de frutas como Apple e Apricot, eles resolveram escolher um nome de fruta pra o projeto. E o Pi vem de Python, a linguagem de programação preferida da equipe do projeto e uma ótima opção para quem está começando a aprender a programar.
Pete Lomas se juntou a um grupo de cinco desenvolvedores para criar um computador de US$ 25, em meados de 2006, provavelmente não esperava que o aparelho fizesse tamanho sucesso que faz hoje. O Raspberry Pi, que nasceu com o único intuito de ser uma forma mais acessível e divertida de ensinar conceitos básicos de programação e robótica para crianças, já conta com milhões de unidades vendidas e é implementado nos mais variados projetos tecnológicos ao redor do mundo. O objetivo primário do Raspberry Pi é ser uma solução simples e barata para que jovens possam