Rascunho De Voleibol Atividade
O que é Ataque/ Cortada
O ataque é o fundamento do vôlei que finaliza a maioria das ações ofensivas e visa enviar, por meio de um forte golpe dado durante um salto, a bola de encontro ao solo da quadra do adversário. É uma habilidade motora de execução complexa, uma vez que toda ação é condicionada pelas características da trajetória do levantamento. Este pode ser mais alto, mais baixo, mais lento, mais rápido, longo ou curto, próximo ou distante a rede. Requer muita coordenação viso-motora. O ataque é o levantamento da bola por cima da rede, normalmente, é composto de cinco etapas: deslocamento, chamada, salto, fase aérea e queda.
Deslocamento
O deslocamento pode ser realizado em 1, 2, 3, ou mais passadas de corrida, com os braços mantidos semiflexionados ao lado do corpo. Para iniciantes, recomenda-se três passadas, pois eles aprenderão a sistémica do deslocamento a uma distância não muito longe da rede. Quando se da três passadas, o início é com o pé esquerdo a frente, a primeira passada é com o pé direito, depois uma dupla (simultânea), de forma que a esquerda chegue á frente da direita. Quanto maior for a aceleração nesse deslocamento, mais possibilidades de uma boa impulsão.
Chamada
Após o deslocamento, ambos os pés tocam o solo ( a mais ou menos 80 ou 90cm da rede), com o esquerdo (para os destros) ligeiramente mais próximo da rede que o direito, e com um afastamento lateral um pouco menor que a largura dos ombros. O corpo se inclina um pouco para frente e os braços estendidos são lançados para trás. As pernas são flexionadas a aproximadamente 90º.
Salto
Os pés tocam o chão, primeiro com os calcanhares realizando um movimento rápido, e a última parte a perder o contato com o solo são as pontas dos pés. Esse movimento é simultâneo de uma brusca extensão vertical das pernas e do lançamento vigoroso dos braços para cima e pela frente do corpo.
Fase aérea
Os braços são lançados para cima. O que vai golpear a bola faz um