Raphael Behning
O etanol pode ser obtido pela fermentação de açúcares e é o alcool de todas as bebidas alcoólias. Açúcares obtidos de diversas fontes podem ser utilizados para a preparação de alcoóis. Esses açúcares muitas vezes vem de grãos e por isso diz-se que etanol é sinônimo de “alcool de grão”.
O bromoetano é um composto da classe dos haloalcanos, muito volátil e de odor similiar a ésteres e clorofórmio. Seu ponto de ebulição é de 38,4ºC, sendo volátil a temperatura ambiente. Halocarbonetos em geral são agentes alquilantes potencialmente perigosos e sua comercialização em alguns países é proibida por ser utilizado como entorpecente.
Um processo de conversão de alcoóis em haletos de alquila é através da reação de alcoóis envolvendo a ligação C-O. Os alcoóis terciários são rapidamente convertidos em haletos de alquila pelo tratamento com o HCl ou o HBr a baixas temperaturas. Os alcoóis primários e secundários são muito mais resistentes ao tratamento ácido, comumente convertidos em haletos a partir da reação com o SOCl2 ou o PBr3.
A reação de um álcool terciário com o HX ocorre via SN1. O ácido protona o átomo e oxigênio do grupo hidroxila, eliminando a água para formar um carbocátion. O cátion reage com o íon halogênio nucleofílico para formar um haleto de alquila como produto.
Uma reação para a produção do bromoetano é:
2 Objetivo
Preparo do Bromoetano e aperfeiçoamento de técnicas laboratoriais, com aplicação experimental das teorias da disciplina de Química Orgânica II.
Materiais
Balão de destilação 500ml
Proveta 25ml
Manta térmica
Condensador espiral
Erlenmeyr 50mL
Termômetro de mercúrio
Rolha de cortiça
Reagentes
H2SO4 95%
KBr
H2O gelada
Procedimento
Adicionou-se 55mL de etanol num balão de destilação.
Adicionou-se, na capela, 55 mL de H2SO4, com agitação constante do balão.
Resfriou-se o balão num balde de gelo.
Adicionou-se 50g de KBr.
Adicionou-se 38 mL de água gelada.
Colocou-se o balão numa manta térmica,